Godard e France Gall - 'Plus Oh!' - Criando um videoclipe diferente de todos!

Godard e France Gall - 'Plus Oh!' - Criando um videoclipe diferente de todos!

A 'Cahiers du Cinéma' fez uma extensa matéria sobre a colaboração entre Godard e France Gall.

Julho-Agosto de 2003 - da Cahiers du Cinéma

Em 1996, Jean-Luc Godard conversou longamente com France Gall para criar o videoclipe da música de sua vida, acima.

Sete anos depois, os cadernos encontraram-se com France Gall para dar vida a este encontro, em palavras e imagens.

'Plus Haut' ocupa um lugar especial na vida da France Gall. É uma canção que Michel Berger compôs para ela em dias felizes, em 1980. Uma canção que voltou a cantar em 1995, três anos após a morte do marido, e à qual o luto deu um novo significado. Uma canção para a qual Jean-Luc Godard concordou em dirigir o clipe que, após uma única transmissão, foi enterrado.

Sete anos depois, France Gall recebeu os Cahiers em seu apartamento parisiense. Como na música, ela mora sob o teto, num espaço banhado pela luz do dia, neste bairro próximo ao Parc Monceau onde seu marido nasceu e foi criado.

Ela concorda em conversar novamente sobre essa experiência com o cineasta; com ela assistimos ao clipe, bem como à sua entrevista com Godard, filmada durante uma hora e meia, da qual publicamos a transcrição.

Antes de falar, France Gall gostaria que ouvíssemos as duas versões de Plus Haut, a de 1980 e a de 1996. Diferenças gritantes, na voz e na orquestração.

Mais do que o som, é a imagem deste momento que fica gravada na memória, para quem o assiste, nos bastidores, e vê France Gall de trás, sentada em frente ao sistema hi-fi, como se estivesse pressionada contra ele , ouvindo essas diferenças que o tempo lhe impôs.

Por um fenômeno muito estranho, uma imagem é então sobreposta a ele. Uma imagem estranhamente semelhante, a da menina do Poltergeist, diante da neve na televisão, que esquecemos de desligar durante a noite, antes de sermos literalmente sugados por ela.

O que aconteceu na cabeça de France Gall enquanto ouvia essa música, uma lembrança brutal de dois momentos de sua existência? Também aí ocorreu a metamorfose.

Ela conheceu Michel Berger durante vários anos sem vê-lo, pela primeira vez em 1966, antes de finalmente se conhecerem. A história de amor deles foi escrita em canções, desde pincéis ("Deus, o amor é estranho/Ontem passei por você sem te ver/Ontem falei com você sem saber/Que já te amo") até o encontro (A Declaração de Amor, 1975).

Eles se casaram em 22 de junho de 1976, tiveram seu primeiro Disco de Ouro no ano seguinte (para Michel Berger) e seu primeiro filho, Pauline, em 14 de novembro de 1978, enquanto Michel Berger ensaiava Starmania no Palais des Congrès.

Em 1980, conheceram o público em geral e nunca mais saíram de lá. Ele com The Pianist's Groupie, ela com Ele tocava piano em pé. No mesmo álbum, Paris/France, há esta canção que sela luminosamente este momento em que a vida o enche de alegria: Plus Haut.

A partir de 1982, as nuvens começaram a acumular-se. O casal deve aprender a conviver com um segredo. A filha deles, que sofre de uma doença genética, está destinada a morrer, mais cedo ou mais tarde. Mais cedo ou mais tarde. Os jornalistas desfilam, os clichês se acumulam (“você tem tudo para ser feliz”), o casal se abstém de responder: “O que exatamente você sabe?” Eles assumem isso, como dizem.

Cada um com sua mania. Ele, mergulhando no trabalho. Ela, ficando com a filha. Em 1986, a morte de Daniel Balavoine e Coluche, dois amigos do casal, piorou o clima. E em 1992, Michel Berger desapareceu repentinamente, vítima de um ataque cardíaco.

Em 1995, France Gall decidiu produzir e apresentar um álbum de canções escritas por Michel Berger. Superior ocupa o primeiro lugar. “Era óbvio”, disse France Gall, “eu me importava tanto com isso que isso ficou na minha vida”.

Na época em que Michel Berger compôs essa música, France Gall achou a letra bastante surpreendente. Ar não faltou, esse marido que a fez dizer: “Aquele que eu amo mora num mundo/Mais alto/Muito acima do nível da água/Mais alto que o vôo dos pássaros”.

A morte de Michel Berger transformou o significado destas palavras.

France Gall e JL Godard se preparando para filmar o videoclipe de 'Plus Haut'.

Detectamos então um pressentimento sombrio, o de um destino pessoal que o Superior terá a função de cumprir. “Alto/Onde o mundo não nos alcança/Já não é demais/E se eu lhe disser sim/Ele me leva consigo”

“A vida passou por essa música, ela a transformou”, diz hoje France Gall. Na versão de 1996, é a imagem da minha vida, mais difícil, nada romântica.

Godard não estava enganado. No clipe, ele sobreimprimiu seu próprio texto, em torno de um refrão, “metamorfose”, escrito em três níveis, para que em mor”, lemos foneticamente “morte”, e seus diferentes versos: “L “a arte não vê, metamorfoseia”, “A beleza não escuta, ela metamorfoseia”, “O amor não pensa, ele metamorfoseia”, “O cinema não fala, ele metamorfoseia”.

O mais curioso, diz France Gall, é que Michel Berger pensava que a morte era o fim e que depois não havia forma de vida. “É extraordinário escrever uma música assim quando estamos fechados para ela.»

E, ainda assim, é com esta canção que ele volta a acenar, na esteira de toda uma mitologia romântica do amor (juntando-se ao ente querido na morte para que esse amor possa continuar a viver): “Se eu contar a ele tudo bem/Ele me leva a bordo.»

A vida se encarregou de transformar a canção. Vemos France Gall ouvindo isso novamente hoje. Como se acostumar com essa música, como se livrar dela

Basta domesticá-lo, curvar naturalmente a sua existência ao que Godard formulou: Viva a sua vida. Faça isso, olhando para o passado e tendo prazer no presente. Confrontada com o efeito que a canção 'Plus Haut' tem sobre ela, France Gall é atingida por um distanciamento soberano, que é o oposto do descuido e do esquecimento.

Impossível para ela repensar o que a vida lhe reserva (tirar dois entes queridos que foram "mais altos"), sem que a medida deste extraordinário seja acompanhada por um sorriso lindo e contagiante, única reação possível ao ' tolice. A leveza deste mundo existe, forte com o desejo de que a vida continue.

Há duas coisas essenciais neste encontro filmado, até agora inédito e nunca transmitido e pelas quais France Gall (que lhe seja calorosamente agradecida) concordou que os Cahiers assegurassem a transcrição. 

A entrevista em si e sua filmagem. Da conversa emerge um paralelo perturbador sobre a ideia de criação e de casal, entre Michel Berger e France Gall, por um lado, e Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville, por outro. “As histórias de criação também são histórias de amor”, diz Godard.

Nesta entrevista, Godard, movido por uma curiosidade insaciável pela profissão do outro, faz um bom trabalho como jornalista – mas também um excelente trabalho como pintor. Para restaurá-lo da melhor forma possível, optamos por um formulário particular.

Com, de um lado, a banda sonora (a conversa) e, do outro, a faixa de imagens [os fotogramas no topo da página], autónoma e nunca ilustrativa. Imagem e som, palavra e música, masculino e feminino, próximo e distante, presente (França) e ausente (Michel), homem e câmara (Jean-Luc e a sua máquina). Ótima história, certamente.

Transcrição

Jean-Luc Godard. Não nos conhecemos bem. Faremos uma sessão de trabalho para obter fotos ou expressões. Não sei, veremos. Ou você quer falar comigo ou eu falo com você. Mas não precisa ser só eu fazendo a coisa. [Depois de uma pausa.] Eu tinha uma amiga que era cantora no Barclay, há muito tempo, e que deixou de cantar porque achou muito difícil, enquanto você que já está lá há algum tempo... repare que eu fiz o mesmo que você com o cinema...
França Gall. O que ela achou difícil?

J.-L. G. O ambiente, os agentes e a dificuldade de permanecer você mesmo. Já se a gente gosta de cantar, de dar voz... enquanto você que está nisso há muito tempo, você deve sentir prazer, contentamento...

F. G. O prazer de cantar é tão grande. Quando canto, sinto que estou vivendo mais intensamente. Quando queremos continuar fazendo isso, tentamos ignorar o resto, principalmente quando sofremos com esse ambiente, que é o meu caso. As pessoas sempre atraem você para o mundo delas. Durante um programa de TV, entramos no mundo do apresentador. É difícil agora impor o seu próprio universo. Antes era mais fácil.

J.-L.G. Mais fácil?

F. G. Havia shows onde você tinha carta branca por uma hora. Escolhemos o cenário, as pessoas com quem queríamos trabalhar, sabíamos para onde íamos. Quando você coloca uma música no meio de um programa de variedades, é certo que você não poderá contribuir muito por muito tempo.

Algumas imagens do videoclipe feito por Godard para France Gall.

J.-L.G. Como você está agora?

F. G. É muito simples, a gente não faz mais isso porque não tem mais programas assim na TV. Nós apenas conversamos, são talk shows. Eu não canto mais na TV. Mesmo com você, você pode ver claramente neste momento, não estou cantando. Risos.

J.-L. G. Como fica a voz, já que não pode mais ser usada para cantar?

F. G. Existem várias coisas. Tem o rádio, os discos, que viraram coisas muito pequenas que as pessoas podem colocar no bolso. Existe o palco e também o estúdio. É aqui que nos expressamos, obviamente. Mesmo que saibamos de antemão que a promoção levará um tempo extraordinário. Em última análise, dedicamos apenas 10% do nosso tempo ao que realmente é o nosso trabalho.

Em relação a esta situação, eu jogo de forma confortável.

Faço isso episodicamente, quando sinto vontade e essa vontade é mais forte que o tédio de ter que dedicar meu tempo para promoção. (Falando com Jean-Luc Godard, atrás da câmera.) Estou em close, onde estou cortado em...

J.L.G. Aí está você em muito close. Mas eu também me mexo.

F.G. Ok. E é melhor quando eu me coloco assim ou assim? [Ela vira o rosto para a direita e depois para a esquerda, olhando fora do quadro.]

J.L.G. Como você quer.

F.G. Você prefere que eu dê uma olhada de qualquer maneira [ela olha para a lente da câmera] ou você não se importa?

J.L.G. Sem chance. [Silêncio] Você não seria como Glenn Gould no final...

F.G. Não sei nada sobre ele.

J.L.G. A certa altura da vida, preferiu interromper os shows e apenas fazer gravações. Não era sobre dinheiro. Você poderia se privar do palco apenas para gravar?

F.G. Quando trabalho em estúdio, penso sempre no palco ao mesmo tempo. Se eu fizer o estúdio para mim ou se fizer um álbum, farei um palco depois porque vou querer dar vida a esse álbum na frente das pessoas. Posso voltar-me inteiramente para a produção, mas não para mim, apenas para os outros. Eu amo o estúdio. Pela primeira vez, no ano passado, em Los Angeles, fiz um álbum sozinho.

J.L.G. Isso é para dizer?

F.G. Sem ninguém para me orientar.

J.L.G. Com técnicos, afinal?

F.G. Sim, claro, com produtores, músicos, engenheiros de som, muita gente, na verdade. Mas para as escolhas, decidir qual instrumento colocar em determinado lugar, qual ritmo adotar nessa música, todas essas decisões a serem tomadas em estúdio, eu assumi sozinho. Posso continuar fazendo isso pelos outros.

Em última análise, não é tão interessante estar na luz. Não tenho certeza se gosto muito disso. Detesto ver minhas fotos na parede ou meu nome no jornal, não é muito interessante. Por outro lado, fazer música, sim.

Podemos fazer isso estando atrás, atrás. Para se divertir, mas sem complicações. Obviamente, não cantamos. Cantar é em concerto. É algo natural.

J.L.G. Você canta para si mesmo? Durante o dia você às vezes canta, cantarola, assobia alguma música?

F.G. Sim.

J.L.G. Durante a pesquisa?

F.G. Sem olhar porque não escrevo, não componho. Eu canto tudo o que vem na minha cabeça. Gosto de ouvir minha voz ressoar. Tudo depende dos lugares que vou. Quando se trata de lugares muito tranquilos como este, não me ocorreria cantar. Por outro lado, se eu ando por um corredor ou se estou num banheiro...

J.L.G. Oh, sim?

F.G. Todo mundo canta no banheiro. Você já se perguntou por quê? {Risos} Bem, porque há um eco natural que embeleza a voz, ela está no seu melhor.

Nos lugares onde ressoa, geralmente nos deixamos levar, começamos a cantar. Sem pensar nisso, isso acontece naturalmente. Aqui [ela bate palmas], o som é muito abafado. Isso é ótimo para fazer uma bateria em casa.

J.L.G. Que mudança você notou a nível técnico, mas também intelectual e espiritualmente em sua profissão, entre o momento em que você começou – eu também, logo depois de você – e hoje? O que você acha das chamadas melhorias técnicas, da mixagem sonora? O resultado é que a fala muitas vezes desaparece sob muitas coisas.

F.G. É muito complicado agora. Para este último álbum trabalhei nas condições mais modernas, beneficiando de equipamentos de última geração. Na verdade, só tínhamos problemas todos os dias. Era um novo novo SSL. Foi terrível porque tínhamos que ter constantemente técnicos para reparar, caso contrário o nosso trabalho não poderia continuar. O equipamento era extremamente sofisticado e pouco dominado.

Matéria do jornal francês 'Le Parisien' sobre a produção do videoclipe.

J.L.G. Eu vejo isso no cinema também. Antes, em relação à técnica, era 50-50. Hoje são 80 ou 90. Restam 10% para o artístico.

F.G. Para nós é um pouco diferente, porque no final podemos fazer o que quisermos. Perdemos muito tempo e dinheiro. Quando comecei, havia quatro faixas de som. Foi simples, muito simples. Hoje podemos ter 24, 48, 72 faixas. Dizemos para nós mesmos, 72 faixas, vai ser ótimo, vai ser o disco mais extraordinário do mundo, vamos poder colocar o que quisermos!

Ao ouvir, você tem tantas faixas de teclado que, em vez de inserir uma e escolher bem, acaba com quinze teclados. Há a perda de tempo para preencher os trilhos e, em seguida, a igualmente grande perda de tempo para limpá-los. Fiz esse disco em cinco meses e meio de estúdio. Incrível. Geralmente é um mês.

Para a mixagem, igual, demorou três vezes mais. Para esse disco eu queria que fosse bem simples, muito puro... a voz, a melodia e alguns instrumentos. Os americanos não queriam produzi-lo assim. Fiz esse trabalho pessoal assim que saí dos Estados Unidos. Esta é a última vez que trabalho assim. Tentámos, ficámos muito entusiasmados mas acima de tudo tivemos muitos problemas.

Acho que voltaremos a algo mais simples. {Falando com Godard.} O que hoje acho muito legal (risos) é que a gente não sente o maquinário de uma produção pesada.

J.L.G. Ah, não…

F.G. Acho agradável. Fico angustiado ao sentir que muitas das pessoas com quem trabalho estão esperando por mim. Eles fizeram coisas extraordinárias e me pergunto o que poderei fazer em troca. Aí eu me preparei. Isso não me incomoda nem um pouco. Eu sei fazer as coisas muito bem sozinho. Eu sou muito manual, você sabe. Posso consertar uma máquina de lavar ou uma geladeira se elas não funcionarem.

J.L.G. Eu não sei disso.

F.G. Aí, com vocês, não tenho apreensão, nem medo, porque não me encontro numa situação em que tenha que enfrentar muitas pessoas. A forma de fazer esse clipe é bem artesanal. Eu amo isso.

J.L.G. Se você não se importa em falar sobre isso… mas quando você estava com seu parceiro – você ainda está de certa forma – a criação foi difícil ou fácil?

F.G. Criação para ele?

J.L.G. Suponho que cada um teve seu tipo de criação, diferente, de acordo com sua lógica. Ao mesmo tempo, as histórias de criação também são histórias de amor.

Godard e France se entenderam muito bem durante o processo de produção do videoclipe, que foi criado na produtora de Godard, na Suíça.
 

 F.G. Voltarei. [Ela desaparece da imagem e depois volta para sua casa.] Eu morava com um cara que tinha um dom. Ele se trancava em uma sala com piano por quinze minutos e saía com uma música sublime. Ele veio muito rapidamente. Ele estava em um estado muito especial, animado. Depois ele se acalmou.

Ele escreveu 450 músicas, quase todas lançadas. Muito poucos lances para a cesta. De cada coisa que ele fez, há um vestígio. Ele era uma pessoa muito talentosa, com muita facilidade. Eu, aí dentro, estou com essa música que sinto além do que se pode imaginar. Eu me torno um quando canto a música de Michel.

[A imagem fica desfocada e, posteriormente, alterna entre nítida e desfocada.]

É muito surpreendente porque ele não sou eu, mas é como se essa música viesse de mim, fosse minha. Isso é extremamente raro nesta profissão. Tive a oportunidade, antes de conhecer Michel, de trabalhar durante dez anos com Serge Gainsbourg, que tinha muito talento mas não escrevia canções que me agradassem. Eles foram escritos para mim, mas não sobre mim.

J.L.G. Sempre foi para você quando ele compôs? Você sabia quando ele compôs para você?

F.G. Sim, claro. Ao mesmo tempo, nunca trabalhamos juntos. Michel não estava fazendo um álbum para outra pessoa ao mesmo tempo que para mim. Ele trabalhou muito, fez tudo. Ele compôs a música das canções, escreveu as letras, cantou-as, produziu-as.

Ele dirigiu shows musicais, dirigiu videoclipes... (Silêncio, pensativo.) Não sei mais por que falei isso. {Godard dá-lhe o fio novamente.} Quando, por exemplo, ele escreveu para Johnny Hallyday, ele não poderia dizer a mesma coisa como se fosse um álbum para mim.

Ele gostava muito de se colocar no lugar de uma mulher para escrever. Para ele foi relativamente fácil porque vivemos juntos durante dezoito anos e ele me conhecia perfeitamente, da forma mais íntima, mais interior.

Deve ter sido divertido para ele, como estar no lugar de Johnny. Enquanto Michel – não sei se você o vê fisicamente – era alguém retraído, reservado, modesto. Por outro lado, ele tinha muita dificuldade em escrever para si mesmo. Lá ele estava completamente perdido.

Eu poderia intervir, mas não na escrita. Se eu não gostasse, eu contava a ele. Mas concordei com o que ele escreveu, era a música que eu adorava.

Imagem de 'Rescued from an Eagle's Nest' (O Resgate no Ninho da Águia), um curta metragem de 1908, que Godard usou no videoclipe.

J.L.G. Você já quis intervir?

F.G. Se eu quisesse intervir, teria ido, mas nunca fui pressionado a fazê-lo. Eu não tinha confiança em mim mesmo. Agora sim, muito mais, durante dois anos. Como fiz esse álbum sozinho, isso me fez seguir em frente. Eu não estava nas sombras, eu me coloquei onde estava. Durante quinze anos olhei e me serviu perfeitamente. Consegui constituir família e ter filhos, algo que raramente se faz nesta profissão.

J.L.G. Quantos filhos você tem?

F.G. Tenho um filho de 15 anos e uma filha que em breve fará 17.

J.L.G. O que eles estão fazendo?

F.G. Eles estão estudando.

J.L.G. Ter uma mãe famosa não os incomoda?

F.G. Acho que isso os incomodou. Porque eles estavam longe de absolutamente tudo. Nunca houve fotos, nunca estiveram nos ensaios, quando havia jornalistas. Eles eram pequenos na época. Agora (desde a morte de Michel Berger; nota do editor), é um pouco diferente. Se eles não estão comigo, estão sozinhos, então eu os levo. Eu faço eles participarem mais.

Não preciso mais que eles estejam lá. Quero que eles concordem com o que eu faço, mesmo que eu tome minhas decisões sozinho. Gosto de ter o visual deles porque é muito justo. A primeira vez que me viram no palco deviam ter 5 e 7 anos. Não percebemos, porque é o meu trabalho.

Estou no palco há muito tempo, estou acostumada com aplausos, pessoas gritando, levantando os braços. É realmente uma celebração, uma adoração na sala. É por isso que fazemos cena, para esse retorno imediato do amor. É violento e extraordinário.

Minha filha, na primeira vez depois de me ver no palco, olhou para mim no final do show no meu camarim, como se eu fosse um estranho para ela. Eu odiei. É terrível ver o amor da sua vida olhando para você como se não te conhecesse.

Godard usa de muitas reproduções de obras de arte no videoclipe.

J.L.G. Ela assistiu o show inteiro?

F.G. Sim, ela havia descoberto outra pessoa quando só conhecia a mãe, vestida de uma certa maneira... Foi um choque para mim. Disse a mim mesmo que tinha que quebrar isso, que ela também aceitasse essa parte de mim. Eu canto.

É meu trabalho. Faço isso há trinta anos.

Comecei aos 16 anos (em 1964, nota do editor). Na minha primeira entrevista, me perguntaram se eu iria fazer esse trabalho por muito tempo.

Eu respondi: “Vou fazer isso por cinco anos e vou parar. »Recebi um tapa do produtor no final da entrevista. Os produtores eram duros naquela época. Éramos coisas. Rapidamente percebi que não gostava de fazer esse trabalho. Fiquei muito infeliz.

Depois, quando conheci Michel [Berger] [em 1973, nota do editor], vi outra forma de trabalhar, de pensar. Estava mais perto do que eu queria fazer. Lá comecei a entender e amar essa profissão, o que nunca havia acontecido antes. E quanto mais eu adorava, mais indispensável se tornava. No momento, é bastante essencial.

J.L.G. Imagino que sim. Você está esperando ou já está trabalhando em outra coisa? Os pintores fazem duas ou três pinturas ao mesmo tempo e depois repetem uma. Se eu pudesse fazer isso no cinema, eu faria. Eu faço isso um pouco, mas geralmente tudo entra em um filme. [Risos.]

A letra da música gravada por France Gall (que foi composta por Michel Berger, seu ex-marido) fala de uma mulher que perder o homem que amava e diz que se ele a chamar para ir para o mundo espiritual, então ela aceitará. Daí, Godard usa várias imagens que transmitem essa ideia.

F.G. Para nós, é impossível. É tão emocionante. Estamos fazendo um álbum, leva meses para pensar nisso. Depois tem que vender, divulgar, leva dias, porque o disco é lançado em vários países. Depois é palco, meses e meses de ensaios. Só posso fazer uma coisa de cada vez. Michel, não, foi exatamente o contrário.

Ele adorava fazer várias coisas ao mesmo tempo. Ele disse que era preciso ter vários projetos em andamento, caso dois ou três explodissem. Como todos fizeram, ele acabou tendo uma vida péssima, correndo e atuando nessas diversas áreas.

Não posso, tenho que ir no meu ritmo. Eu não sou um workaholic. Eu não sou homem. O trabalho não representa 90% da minha vida. É o contrário. Eu diria 50% agora. Antes o trabalho era 10% e a vida 90%. No momento são 90% para o meu trabalho, por necessidade.

J.L.G. Os homens não têm filhos. Trabalho, criação...

F.G. Esse tipo de coisa é sempre pensado em relação a si mesmo. Quando um casal tem um filho, é verdade que é a mãe quem o carrega, mas o filho não dá a mínima, uma vez que está aqui. Ele acha que tem pai e mãe, e sofre, não entende...

J.L.G. Sim, ele não julga em relação aos pais se há um que fez isso mais que o outro, se me atrevo a dizer.

F.G. Ele não pensa sobre isso. Por outro lado, a criança não entende por que veio ao mundo se é para estar com pais que não pode ver. As crianças não entendem absolutamente o trabalho dos pais. Eles acreditam que os pais estão lá para ajudá-los.

Eles demoram muito para entender isso e aceitar o trabalho dos pais. O telefone é a ruína das crianças. Eles odeiam qualquer coisa que os afaste dos pais. Todas as crianças sofrem por não verem os pais o suficiente, ou por terem pais que nunca estão presentes ou pais que estão muito ocupados. Isso é um problema. Eu resolvi isso com relativamente pouco trabalho.

J.L.G. Você deveria fazer uma música sobre isso.

F.G. Sobre crianças que sofrem por não verem os pais?

J.L.G. Você coloca mais de você em suas músicas ou pede a quem as escreve que coloque mais de si mesmo? A música é usada para se expressar?

F.G. Eu não escrevo. Fui o artista mais feliz do mundo porque convivi com alguém que escrevia, que tinha a possibilidade de escrever coisas sobre mim, sobre meus traços de caráter. Fiquei muito surpreso ao descobrir a maneira como ele me via. Descobri que ele me embelezava nas letras das músicas.

Uma obra de arte que mostra uma mulher em posição de oração.

J.L.G. Estou verificando se já terminou. [Ele assiste a fita de vídeo na câmera.] Está quase acabando. [Sobre a fita cassete.] Essa porcaria dura muito tempo.

F.G. Escute, você está exagerando [ela ri], não é desagradável o que fazemos. [Depois de uma pausa.] É certo que quando você fala de você em uma música ela tem mais força. As pessoas querem te conhecer, desvendar o mistério, tentar entender sua personalidade, enquanto tudo nessa profissão é pensado para te distanciar, para te colocar em um pedestal.

O palco mais alto que eles, a luz... tudo é feito para nos diferenciar. Então, eles gostam quando falamos sobre nós mesmos através de uma música. O que há de especial neste trabalho é que as pessoas amam você pelo que você é. É o oposto de ser ator.

J.L.G. O que você quer dizer com o oposto?

F.G. Quando vamos ver um ator num filme, vamos ver uma pessoa de quem gostamos, através de um personagem que não é a pessoa que o interpreta. Se amamos um cantor, nós o amamos. Gostamos do que ele transmite, do que diz, do que pensa. Porque um cantor normalmente fala de si mesmo, das suas preocupações, dos seus sofrimentos, das coisas que ama.

Isso é o que descobrimos através de uma música, normalmente. Exceto quando não falamos de nada ou generalidades sobre o clima. No entanto, até a canção de Ferrat, Que la montagne est belle, fala dele e de outra coisa ao mesmo tempo.

Para um ator, vemos o diretor que fez isso [sorri para Godard], vemos alguém de quem gostamos no papel de Luís XIV no filme anterior fazendo o papel de bandido no filme seguinte. Ele é um ator que vimos ver. Essa é a força da nossa profissão, esse amor que a gente consegue provocar nas pessoas, completamente estranho aliás, porque elas te conhecem.

Essa é outra obra de arte que Godard usa no videoclipe.

J.L.G. Acho que foi isso que fizemos muito bem. Não podemos fazer melhor lá.

[As palavras de Godard fazem France Gall sorrir muito enquanto a fita, ao chegar ao fim, não grava mais nenhuma imagem. Godard, no entanto, concorda em gravar outra fita, enquanto a conversa continua, em torno das reações da comitiva de France Gall, quando ela escolheu Godard para dirigir seu clipe.]

F.G. Me interessou ouvir as reações das pessoas quando descobriram que era você. Primeiro, houve espanto, surpresa. Depois, a perplexidade. Depois, disseram para si mesmos: “O que vão conseguir fazer juntos? » [Risos.]

J.L.G. Se eles nos vissem!

F.G. Muito rapidamente isso os interessou, eles ficaram extremamente curiosos para saber o que resultaria de tudo isso. Eles imaginam que vão fazer o seu próprio cinema.

J.L.G. Ele é o ogro e o ogro sempre precisa de carne fresca.

F.G. De qualquer forma, é um grande prazer trabalhar com você. A propósito, não é trabalho, mas uma conversa leve. Estou realmente muito feliz.

J.L.G. Sim, dá trabalho, porque há resultado. Faz parte do dever de casa, mas é agradável, este. Mesmo que, no início, eu estivesse muito ansioso.

F.G. E ainda assim, você aceitou este clipe. Estou muito feliz com isso, principalmente com essa música. Agora as pessoas acham incrível que ninguém tenha pensado em pedir um clipe antes.

J.L.G. Sou bastante marginal. Eu sempre fui. Eles me conhecem, mas não conhecem meus filmes. Devo representar para eles algo que perderam e que mantive. Eu não tenho mérito. É natural manter. [Godard para a câmera enquanto a conversa continua.]

(A entrevista entre France-Gall e Jean-Luc Godard foi gravada em Rolle, em 28 de março de 1996, nos escritórios da Peripheria Suisse. Transcrita por Charles Tesson.

A entrevista com France Gall foi conduzida em 10 de abril de 2003 por Charles Tesson.

Agradecimentos a Matthieu Ecoiffier do Libération pelo seu retrato de France Gall.)

Nota: a Warner (WEA) pagou um preço elevado (pouco menos de 200.000 euros), mas nunca conseguiu explorá-lo, com exceção de uma primeira e última transmissão, em 20 de Abril de 1996 no M6: Godard não pagou os direitos de todos os trechos de filmes e obras de arte que ali aparecem.

Close-up: Memórias de um encontro aqui abaixo. (7)

Outra obra de arte usada por Godard no videoclipe.

1995. Três anos após a morte de Michel Berger, France Gall decidiu fazer um álbum onde interpretaria várias músicas do marido.

A gravação em estúdio acontece em Los Angeles.

Chegou então a hora da promoção, e do seu companheiro obrigatório, o videoclipe. France Gall, com o apoio e apoio de Philippe Chatilliez, irmão do cineasta, que o acompanhará na sua abordagem até ao fim, pensou em Jean-Luc Godard para Plus Haut.

Em fevereiro de 1996, ela lhe enviou uma carta manuscrita. Resposta favorável do cineasta. O editor do álbum (Warner, Wea) fica intrigado, mas segue. Várias negociações. Numa carta datada de 25 de março, dirigida a Godard, France Gall escreveu:

“Pessoalmente, quero trabalhar o mais silenciosamente possível, ou seja, sozinho. Exceto talvez minha amiga fotógrafa, Kate Barry. Odeio tirar fotos, então sempre gosto de filmar e, além do mais, gostaria de fotos de recordação.

Diga-me se isso te incomoda, não vou fazer disso um drama. Sei que você não está interessado, mas farei minha própria maquiagem e cabelo. Então. Até breve. Dois dias depois, Godard enviou um fax "à atenção da senhorita France Gall", que veio se juntar a ele na Suíça, hospedada em um hotel.

“Recebi todas as suas mensagens. Espero você amanhã, quinta-feira, por volta das 14h, no endereço acima [em seus escritórios em Rolle, nota do editor]. Seus amigos são bem-vindos, mas eu preferiria fazer a entrevista sozinho com você se eles não se importassem de esperar por perto (há espaço).

Quando France Gall chega à Periferia, não sabe absolutamente nada sobre o que Godard vai fazer com ela. Ela não sabe se terá que cantar, se... O salto para o desconhecido, um encontro sem rede, mas filmado, totalmente improvisado.
2003.

France Gall guardou uma lembrança simples e forte do seu encontro com Godard. Ela gostou do que ele disse a ela e da música de sua voz. Ela achou isso particularmente engraçado (“Ele me faz rir”), assim como o caráter inusitado do encontro entre ele, “o inacessível, onde ele está” (o cinema), e ela, “lá de onde eu venho” (a canção popular), divertiu-a e seduziu-a muito.

Godard diz que a arte gera transformação.

A primeira vez que viu o clipe, teve uma reação de rejeição. “Foi muito violento para mim. Quando alguém como Godard vê mais longe, ficamos inevitavelmente perturbados. Na primeira vez, vi isso com meus hábitos.

Tentamos nos ver antes de ver o clipe. Pronto, é simples, você tem que esperar quarenta e cinco segundos antes de eu aparecer, para ver o quê? apenas um olho e uma boca.

Godard, para se preparar, assistiu vários clipes na MTV. Depois disse a France Gall, mostrando-lhe o aparelho de TV: “Não vamos fazer isso de qualquer maneira, você concorda”. Quando ela vê o clipe pela segunda vez, ela o adota para sempre.

“Godard mudou as regras dos videoclipes e mostrou o que ele poderia trazer para uma música. Porque, trazendo muito, ele também tira muita coisa. Godard disseca a essência da palavra, para levá-la muito longe. Ele começa representando a si mesmo, consciente do clima que o texto exala.

Em carta dirigida a Godard em 20 de abril de 1996, France Gall agradeceu-lhe o trabalho prestado.

“Querido Jean-Luc. Ser recompensado desta forma por ousar escrever para você é maravilhoso. Estou orgulhoso do meu clipe e sua inteligência reflete em mim. É absolutamente magnífico. Isso me faz pensar (…). Obrigado por colocar o seu talento a serviço da música do Michel e da minha voz e por fazer dela uma criação real, forte, bonita, rítmica, e agora sei do que estou falando. Eu te beijo."

Na entrevista filmada por Godard, há este momento extraordinário em que France Gall evoca a forma como a filha a olha no camarim, depois de a ter descoberto pela primeira vez num concerto. Ela viu outra pessoa em sua mãe, que a cena transformou. Como fazer com que os outros aceitem que esta parte de si (a necessidade de cantar) é o ponto mais extremo da sua existência, uma necessidade essencial, vital, indestrutível, com a qual terá de lidar. 

C.T.

Cena do videoclipe com imagens superpostas do filme 'For Ever Mozart' e do rosto de France Gall.

Filmes e obras de arte que ali aparecem.

Close-up: Essa linda conversa filmada

Você tem que ver esta “Entrevista Godard-Gall” (a menção no rótulo do videocassete que Godard deu a France Gall) duas vezes. A primeira vez, com som. A segunda, sem som, como num filme mudo de Garrel na época de Nico.

O cinema de Godard ficou marcado para a vida pela história e pelo tema de 'Oharu - A Vida de Uma Cortesã', de Mizoguchi: a beleza feminina absoluta é a soma da perfeição de cada parte do corpo da mulher, dedicada a somar, ou é um todo liberto da contingência quantificável de seus fragmentos?

O famoso prólogo de Le Mépris, através do questionário de Brigitte Bardot a Michel Piccoli, é uma primeira resposta a esta questão, ou melhor, a reformulação desta dúvida. Esta conversa íntima e filmada entre ela (França) e ele (Jean-Luc), sem outra testemunha além da câmera, é a sua continuação.

Muito rapidamente, Godard vai onde a canção de France Gall lhe diz para ir: mais alto! Então, em direção ao rosto dele. Godard gosta do close e o close gosta de France Gall. Está tudo bem desse lado. O corte do cabelo loiro da cantora dá à foto um enquadramento dentro do enquadramento.

O olhar vivo, cintilante, às vezes travesso, sempre infantil, realçado por uma linha de maquiagem preta, proporciona um contraste delicioso com seus lindos cabelos. Godard filma o olho, filma a pele do rosto, a sua textura também.

A lembrança de Dreyer filmando Renée Falconetti é sempre sua grande e bela preocupação. Quem vai reclamar? Em Dreyer, muita dor e sofrimento no rosto da mulher.

Em Godard, nada além de felicidade. Na aparência e na verdade. E um pouco de sofrimento também, mas mais tênue, mais distanciado no rosto de France Gall, então suspenso entre a lembrança do desaparecimento de Michel Berger, mencionado na conversa, e o impossível de dizer: a morte por vir de sua filha Pauline, que sofria de uma doença genética, faleceu no ano seguinte.

Depois da Dinamarca e de Anna Karina, filha da figurinista de Dreyer, "la" France, dos seus símbolos encarnados, num corpo (Brigitte Bardot/Marianne) ou num nome. Mas é a boca de France Gall que fascina Godard, como nos tempos do cinema mudo, quando as câmaras eram coladas aos lábios para captar a passagem invisível e inaudível das palavras.

Normal para um cantor e para um videoclipe, dir-se-ia, ainda que a forma assumida por uma boca esculpida pela voz constitua a linha melódica secreta desta bela conversa filmada. 

C.T.

France Gall em cena do videoclipe.

Revista: Cahiers du Cinéma

Por Charles Tesson

Data: julho e agosto de 2003

Número: 581.

As Fotos

LINKS

https://www.francegallcollection.fr/2003/07/01/gall-godard-autour-dune-metamorphose-presse-cahiers-du-cinema/

Videoclipe de 'Plus Haut' dirigido por JL Godard em 1996:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como Susan Sontag encenou ‘Esperando Godot’ em Sarajevo durante a Guerra da Bósnia e inspirou o filme ‘For Ever Mozart’, de Godard!

Godard analisa a obra de Bergman de forma brilhante! Não se escrevem mais textos desse nível sobre Cinema!

'Person of Interest' - Comentando o episódio 'Identity Crisis' (1X18)!